Santos preferia viajar à jogar Libertadores
O Santos foi o primeiro clube brasileiro a vencer a Libertadores, e conquistou o tricampeonato da competição ao decorrer de sua história. Dos três, dois títulos foram vencidos na década de 60, durante a “Era Pelé”. No entanto, de acordo com Pepe, um dos grandes nomes daquela época, o Peixe poderia ter conquistado ainda mais títulos da Libertadores.
Em entrevista para a Placar, Pepe falou que os atletas santistas não consideravam a competição como foco principal na temporada, diferente do que geralmente acontece hoje:
“Naquela época, muitos jogadores do nosso time serviam também a seleção brasileira e as viagens eram um grande desgaste. Fazíamos excursões em janeiro e fevereiro pela América e maio e junho íamos para a Europa. Era importante ganhar a Libertadores porque ela te levava ao Mundial e isso rendia ao Santos muito mais prestígio e retorno financeiro. Mas sempre houve essa preocupação dos dirigentes, eles não queriam que corrêssemos riscos jogando na América do Sul”
Esta preocupação fez com que o Alvinegro Praiano deixasse de participar das edições de 1966, 1967 e 1969, mesmo com a classificação garantida. Durante a realização do torneio nestes anos, o Santos fazia excursões internacionais para arrecadar recursos financeiros e bancar seu estrelado elenco.
“Se tivéssemos focado mais na Libertadores, acho que nossa geração poderia ter ganhado umas dez taças… Dez talvez seja exagero, mas pelo menos umas cinco vezes, com certeza”, afirmou Pepe.
Relembre os títulos da Libertadores de 62 e 63
Em 62, a equipe de Pelé e companhia fez o que quis na primeira fase da competição, com goleadas contra times como Cerro Porteño e Deportivo. Nas semis, derrotou o Universidad Católica, do Chile, por um placar agregado de 2 a 1. Na finalíssima, o Peixe superou o Peñarol, do Uruguai, em três partidas.
Já em 63, o Alvinegro Praiano começou já nas semifinais e eliminou o Botafogo de Mané Garrinha. Na final, venceu o Boca Juniors em plena La Bombonera no jogo de volta e conquistou a taça.